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O TREINAMENTO FEITO PARA SER ÚTIL

Receio de dirigir em rodovia é comum entre motoristas, e tem suas razões de ser, pois nosso sistema de trânsito não nos ensina como proceder. Noite, chuva, velocidade, caminhões, ultrapassagens são exemplos de situações que limitam muitas pessoas a abrirem mão de um passeio ou viagem.

DicasdePilotagem® atua na construção do conhecimento teórico e prático para que o(a) condutor(a) tenha seu discernimento de como “encarar” a rodovia sabendo o que fazer… e o que não fazer!!!

Temos nosso curso disponível em 3 opções:

  • COMPACTO (1) – 1 dia – teórico e prático em pista privada com total de 6 horas/aula
  • BÁSICO (2)        – 2 dias – teórico e prático em pista privada com total de 12 horas/aula
  • COMPLETO (3) – 3 dias – teórico, prático em pista privada e acompanhamento em rodovia com total de 16 horas/aula

Para atender às diversas necessidades, inclusive de disponibilidade de tempo e atenção, os cursos podem ser ministrados em turmas, individual, em dias úteis ou finais de semana. As aulas teóricas (1, 2, 3) são realizadas em Curitiba PR; Prático Fechado (1, 2, 3) em Campo Magro PR; Prático Rodovia (3) em trechos de BRs (277, 376, 116, etc) ou outras previamente definidas com cada aluno.

 

 


Curso DP® Direção Segura em Rodovias

Descrição do programa (conforme a opção escolhida):

TEÓRICOTurma 4 alunos ou individual

  • Veículo**: pneus, suspensão, freios, sistemas de segurança (1, 2, 3)
  • Técnicas: curvas, frenagem, contato visual, ultrapassagem (1, 2, 3)
  • Comportamento: pessoal e do trânsito (1, 2)
  • Acidentes: principais ocorrências (1, 2)
  • Primeiros socorros: como proceder (1, 2, 3)

PRÁTICO FECHADOTurma 4 alunos ou individual

  • Inspeção de pneus (1, 2)
  • Frenagem INTENSA (uso do ABS)** (1, 2, 3)
  • Desvio de obstáculos (1, 2)
  • Marcha à ré (1, 2, 3)
  • Slalom (1, 2)

PRÁTICO RODOVIA – até 200km – realizado individualmente

  • Acompanhamento com instrutor (1, 2, 3)
  • Uso do Piloto Automático* (1, 2, 3)
  • Explorar as opções de Câmbio Automático* (1, 2, 3)
  • Orientações para aplicação das técnicas de condução (1, 2, 3)


Pontos fortes do treinamento

  • Explorar e adaptar-se ao “frear tudo!!!” (pé no fundo acionando o ABS**)
  • Entender e usar corretamente os recursos de segurança
  • Facilidades e aplicação dos Piloto e Câmbio Automáticos**
  • Construção da capacidade de tomada de decisão

OBSERVAÇÕES
* para veículos que disponham desses recursos
** veículo da própria aluna
*** exceto quando de condições extremas
As partes práticas são realizadas na data agendada independente das condições cliemáticas


Perguntas & Respostas

Por que usar o próprio veículo e não um da escola?
É com seu veículo que você vai enfrentar o trânsito e a rodovia, necessitando conhecer seu comportamento e afinando sua habilidade de acordo com os recursos que ele propicia.

Existe risco de acidente?
Sim. Sempre que estamos em conduzindo um veículo (ou mesmo parado) estamos sujeitos às mais diversas situações, que podem ser externas (trânsito, clima) como internas (manutenção, comportamento, atenção). Assim como qualquer outro curso de direção e pilotagem, os alunos assumem todas as responsabilidades sobre o que possa vir a ocorrer.

Alguém vai dirigir o meu carro?
Na Parte3 (em vias públicas) somente a aluna dirige, pois o instrutor atua apenas assessorando e orientando para que os conceitos ensinados no curso sejam aplicados. Nos exercícios fechados da Parte2 o instrutor pode assumir a direção do seu veículo para demonstrar manobras e/ou sentir qual o comportamento do seu carro para sua posterior orientação de uso.

Quantos dias preciso para realizar o curso?
O curso se dá em pelo menos 3 dias. Isto não só porque a quantidade de horas são muitas, como principalmente é necessário ter um espaçamento de tempo para melhor apreender o conteúdo e evitar que o cansaço prejudique a concentração.
Os cursos em Turma tem as Partes 1 e 2 previamente definida, e a Parte3 é agendada individualmente.

Tenho como fazer apenas uma ou duas Partes do curso?
Não. O treinamento foi construído com vistas a atender quem realmente quer melhorar sua segurança e conforto em dirigir, sobretudo em rodovia onde nosso sistema de trânsito mais peca na formação do condutor.
Porém, é facultado à aluna abandonar o curso de acordo como o previsto em contrato.
Não é possível fazer as Partes 3 e 2 sem ter completado a imediatamente anterior.

Sempre tive medo de dirigir em rodovia. Este curso resolve problemas psicológicos de medo?
Este treinamento não atua em questões psicológicas. Foi desenvolvimento especificamente no quesito técnico de condução, ou seja, é a somatória de pequenos grupos de informações e técnicas que vão ajudar a condutora a ter domínio do seu conhecimento, e com isto tomar as melhores decisões nas várias situações de condução em rodovias.