CAPACETE TEM VIDA ÚTIL

Certa vez encontrei um conhecido e me chamou a atenção seu capacete. Era um Honda muiiiiiito antigo cujo proprietário se gabava em usa-lo (ainda). Até então nunca tinha me atentado ao quesito “vida útil” pois havia lido no CBT que capacete seria um bem durável… mas a dúvida e incômodo me fez sair em pesquisa.

Depois de poucos contatos com fabricantes nacionais e distribuidores de marcas estrangeiras cujas informações eram medíocres, cortei os intermediários e contatei diretamente os fabricantes internacionais. Arai, Suomy, Bell, Shoei e AGV responderam, e embora cada um tenha sua regra de vida útil, o resumo é:

  • Todos os capacetes tem vida útil
  • Em média a vida útil em uso é entre 3 e 5 anos
  • Embora o casco tenha vida prolongada e em tese tem pequena perda na capacidade de não romper à impactos, o isopor (ou componentes equivalentes) cuja função é ABSORVER /diminuir o impacto com a cabeça, este vai se deteriorando com o tempo (ressecando), perdendo sua capacidade de “SE AMASSAR”, efeito o qual “freia” e absorve parte da energia do impacto

A exemplo da ARAI (considerado o capacete mais seguro do mundo – o Volvo dos capacetes) seu capacete tem 7 anos de vida útil a contar da data de fabricação, seja usado ou não! A ARAI considera que mesmo armazenado, o “isopor” vai ressecando e que após 7 anos ele não provê a mesma absorção de energia.

CUIDADOS NA COMPRA

  • Evite comprar capacetes pela Internet, pois em geral não há como verificar antecipadamente a data de fabricação.
  • Atento à grandes descontos… pode ser que a loja esteja querendo “desovar” capacetes velhos.
  • Evite reformar o capacete. Embora em tese a forração possa ser higienizada e substituída, tem um capacete com isopor vencido perde sua razão de existir, e ter o isopor substituído tem-se a insegurança da sua data de fabricação (se original) ou da capacidade de absorção (se não original).

O vídeo https://youtu.be/x9r- Zw8i8Rw apresenta as considerações sobre vida útil dos capacetes.

No canal http://Youtube.com/DicasdePilotagem você encontra os prazos de validade dos capacetes Mormaii, Texx, Shoei, Bell, AGV, Suomy e Arai fornecidos pelos próprios fabricantes, respectivamente são os vídeos DP032, 030, 028, 029, 031, 026 e 027.

Vida útil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *